Há muito pouco tempo houve, na minha família próxima, uma morte prematura, rápida, sem razão aparente que nos preparasse para ela.
Até nos ter sido dado a ler a certidão de óbito, nunca nos tinha sido dito o que se passava realmente com o meu familiar. Foram dias de angústia, pois ao não saber exactamente o que se passava, todos alimentávamos esperanças...apesar de, a certa altura, os médicos nos dizerem que já não havia nada a fazer.
A causa de morte foi então: carcinoma neuroendócrino.
Hoje é o 1º Dia Mundial de Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos (NET)!
Reparem que não é o dia mundial do tumor, mas da Sensibilização para o tumor.
Segundo os seus promotores, esta acção tem o objectivo de aumentar a consciencialização sobre os cancros denominados de tumores neuroendócrinos, alertando também para a necessidade da sua detecção precoce e do seu diagnóstico.
Como acontece com quase todos os casos destes tumores, o do meu familiar apresentava sinais facilmente identificáveis com outras doenças, como pneumonia (mas sintomas gastro-intestinais também são usuais). E arrasta-se por imenso tempo, por vezes anos, até ser realmente diagnosticado... e depois é tarde demais.
"Actualmente, mais de 90% dos doentes com Tumores Neuroendócrinos são diagnosticados de forma incorrecta, sendo inicialmente tratados para outras doenças. Diagnósticos errados ou tardios significam que, estes doentes são tratados durante cinco a sete anos (em média) por uma patologia diferente e que, muitas vezes, o diagnóstico correcto só é efectuado quando surgem sintomas e sinais devidos à disseminação da doença (metastização)."
Que pena eu só ter sabido disto agora... mesmo que não pudesse ter feito nada, tinha entendido melhor!
Sem comentários:
Enviar um comentário