Pesquisar neste blogue

sábado, 5 de outubro de 2013

Calvície

A calvície é um processo que se desenvolve em todos os homens, em diferentes extensões: há homens em que se percebe a falta de cabelo muito cedo e outros já na idade adulta, uns podem ficar muito carecas e outros apenas com “entradas”. Esta queda de cabelo é influenciada pelas hormonas sexuais masculinas, chamados androgénios (hormonas são mensageiros químicos produzidos num local do corpo, que estimulam a actividade de órgãos ou tecidos noutro local do corpo).
A hereditariedade tem um papel muito importante na calvície: pais calvos têm filhos calvos, mas as mães também passam essa tendência, mesmo que elas não desenvolvam a calvície.
A perda de cabelo deve-se à diminuição de tamanho dos folículos capilares (raiz do cabelo), que se tornam mais pequenos e com um ciclo capilar mais curto (o cabelo também nasce, cresce e morre). O cabelo não cresce tanto, é mais fino e cai mais depressa. No entanto, o número de folículos capilares mantém-se o mesmo.
Se o homem estiver confortável com o seu aspecto, não é necessário preocupar-se com a calvície – não é uma doença! – mas, a par das perucas ou tratamento cirúrgicos de implantação de folículos pilosos, há também tratamentos farmacológicos. O médico dermatologista pode aconselhá-lo com rigor sobre o tratamento mais indicado, que pode incluir loções, champôs e comprimidos. O primeiro sinal é uma diminuição da queda do cabelo já existente e só depois se começa a ver crescer cabelo mais forte.

Há opções de medicamentos de venda livre nas farmácias, de cuja eficácia o seu farmacêutico poderá melhor elucidar.

in "Paionense" Outubro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário