Hoje é o Global Blog Action Day, sobre o assunto Água. Ou seja, hoje todos os blogs do mundo deveriam ter posts sobre a dita, de modo a alertar sobre o seu racionamento, uso devido e indevido, escassez, enfim, sobre este bem essencial a todas as formas de vida.
Não sendo especialista, tenho um conselho, uma dúvida e uma sugestão.
Conselho: a água da chuva pode ser usada para colocar nos ferros a vapor. Às vezes esqueço-me e não sigo o meu próprio conselho, mas agora vou estar mais atenta.
Dúvida: a água canalizada que chega a minha casa é potável, mas tem um sabor particular. Sempre que posso, não compro àgua engarrafada, vou antes a uma fonte com água de muito boa qualidade (a minha mãe fez questão de a mandar analisar), e encho 20 garrafões de uma vez. Só que por vezes não dá jeito lá ir (ainda fica a uns 8km). A pergunta é: se usar aqueles jarro onde se coloca um filtro (tipo Britta) a água da torneira ficará mesmo sem o sabor que lhe é característico? E em termos de custo, será mais barato do que comprar água? Ir à fonte deve ser mais barato e menos poluente uma vez que os garrafões são reutilizáveis, não é?
Se tiverem resposta a estas minhas perguntas, partilhem por favor...e poupem água, nos banhos, a lavar os dentes, a regar (agora já quase não é preciso), nos autoclismos, etc.
Sugestão:há uns meses atrás comprei um aparelho, que se coloca na parede do poliban ou banheira, que não é mais do que um pequeno despertador que nos indica quando estamos a gastar mais água do que devemos. Foi em http://www.efergy.com/ e o aparelho chama-se ShowerTime. Custa cerca de 10€ (barato) e foi tão eficiente que neste momento já não o precisamos de ligar porque já sabemos, intuitivamente, quanto tempo podemos levar no duche. Uma ideia simples, um presente interessante para o Natal.
Encontrei também este site, parece interessante :)
ResponderEliminarhttp://www.ecozone.com/