Pesquisar neste blogue

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Suplementos Alimentares


Hoje, cruzei-me com um artigo muito interessante sobre o benefício (ou inexistência dele) de um tipo particular de suplemento alimentar (omega-3 e vitaminas do grupo B) nas doenças cardio-vasculares.

Neste estudo, onde participaram 2501 doentes, com um tempo médio de suplementação de 4,7 anos, foi concluído que não há suporte para o uso regular destes suplementos para a prevenção de doença cardiovascular, em doentes com história prévia de doença cardíaca isquémica ou AVC isquémico.

Se não se provaram benefícios em pessoas já doentes, terão alguma vantagem as pessoas sem doença cardíaca prévia? Se não há antecedentes cardíacos estamos a prevenir o quê com estes suplementos?

Como farmacêutica, tenho dificuldade em encontrar estudos fidedignos dos benefícios de imensos suplementos, mas não posso ignorar estes produtos porque sou solicitada para o seu aconselhamento todos os dias.

E os utentes? Não deveriam eles ter acesso a estes dados também? Sim, respondo eu, e se fosse através dos farmacêuticos seria o ideal: informação digerida e dirigida a quem tivesse interesse.

Ora aqui está um bom serviço à população, especialmente em tempos de crise, em que o "vil metal" deve ser gasto com qualidade: os melhores produtos de saúde, para quem deles precisa e ao melhor preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário