Pesquisar neste blogue

terça-feira, 13 de março de 2012

Descomplique!

Já não se pode ouvir falar na crise, mas ela está aí (só para alguns, muitos infelizmente), e há que fazer alguma coisa.

Cada um decida, peça ajuda e ajude, mude, transforme, aprofunde, aligeire, recomece. Nada de paternalismos, mas que cada um se mexa à velocidade que achar importante.



Gosto muito do acrónimo KISS - keep it simple, stupid! - e talvez aí resida a razão da felicidade de muitos...a vida é de facto bastante simples, não vale a pena complicar.


Uma ajudinha deste lado, "11 maneiras fáceis para descomplicar a sua vida", numa tradução livre e abreviada, feita por mim mesma (afinal a nossa sanidade mental conta muito!):

1. Aprenda com o passado mas saia de lá imediatamente! Os erros do passado devem ensiná-lo a criar um futuro maravilhoso e não a temê-lo. Não carregue os erros para todo o lado, coloque-os debaixo dos pés e use-os como degraus. Se foi bom, é maravilhoso, se não foi, é experiência.

2. Focar-se no que é realmente importante. O que é mais importante para si? Não perca tempo com coisinhas.

3. Concentre-se em ser produtivo e não apenas ocupado. (Ui, calcanhar de Aquiles!) Não faça apenas coisas, mas as coisas certas, necessárias e produtivas. Os resultados são sempre mais importantes do que o tempo que levam a atingir. Vale a pena fazer isto ou aquilo? Estou a ir no caminho certo? O que é urgente também é importante?


4. Dê o que gostaria de receber. Recebemos o melhor dos outros e de todas as situações quando damos o melhor de nós.

5. Pare de tentar ser tudo para todos. Mais vale ser grande amigo de poucos que amigável com muitos (aqui já não sei se concordo...). Não se pode agradar a todos (sim, concordo).

6. Faça o que acha que está correcto. Não seja mesquinho, não aldrabe, não seja imoral, picuinhas, calhandreiro e queixinhas. Seja honesto, integro, descomplicado, actue com o coração (sempre que possível, a razão também é importante).

7. Organize o seu espaço. Casa, escritório, loja, consultório, garagem. Liberte-se do que não precisa e não usa. Organize o resto. Um local desarrumado ocupa muito espaço na sua cabeça (tudo verdade...o escritório.)

8. Seja eficiente. Se continuar a fazer as coisas como até hoje, os resultados vão ser sempre os mesmos. Arranje alternativas para fazer tarefas diárias mais eficientemente, com melhores resultados em menos tempo (vá lavando louça enquanto cozinha).


9. Seja um pouco menos que perfeito. Sempre que tiver ocasião, sorria. Tem que aceitar que a vida não é perfeita, que não é um ser perfeito, que ninguém é perfeito. E está tudo bem, porque o mundo não premeia a perfeição. Premeia pessoas que fazem coisas boas.

10. Não crie dramas nem ature quem os cria. Não dramatize nada desnecessariamente. Nem se rodeie de quem gosta de o fazer. Escolha amigos de quem se orgulhe e que se orgulhem de si, rodeie-se por pessoas que admire (é importante ter mentores, independentemente da nossa idade), pessoas que o amem e que ame, e pessoas que os respeitem. Não se afaste de pessoas negativas, CORRA! A vida é muito curta para partilhá-la com os que sugam a felicidade de nós próprios.

11. Não ligue ao que os outros pensam ou querem para si. É muito bom não querer saber o que os outros pensam de nós. Às vezes é necessário afastarmo-nos, apanhar um pouco de ar, e relembrarmo-nos do que somos e queremos. Assuma riscos, não aceite só o que é seguro e "normal" com medo do que os outros pensam ou do que pode acontecer. Não deixe que as mentes pequenas o convençam que os seus sonhos são demasiado grandes...não são!



Três hurras para a psicologia positiva, digo eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário