Em Junho de 2011 foi autorizada a introdução no mercado, pela EMA (Agência Europeia do Medicamento), de um medicamento para a diabetes tipo 2 que apenas necessita de uma dose semanal, o que à partida deverá ser favorável à adesão por parte dos doentes.
A FDA (Food and Drug Administration, estrutura com funções semelhantes à EMA, entre outras, nos Estados Unidos), aprovou este medicamento em Fevereiro de 2012.
Foi colocado no mercado pela farmacêutica Amylin (desenvolvido em parceira com a Eli Lilly)e o nome do medicamento é BYDUREON (nos EUA), cuja substância activa é a exenatida.
Apesar da mesma molécula já ser comercializada por outro laboratório, este tem a vantagem de ser de libertação prolongada, e por isso actua durante uma semana.
Esta molécula é um análogo de um peptídeo que permite a libertação de insulina (glucagon-like peptide-1 (GLP-1) receptor agonist) quando ela é necessária, como após uma refeição.
É um medicamento injectável, mas não é uma insulina, nem deve ser administrado a doentes com diabetes tipo 1.
O uso deste medicamento é recomendado concomitantemente a uma dieta e exercício físico regular (como todos os antidiabéticos!).
Sem comentários:
Enviar um comentário